Meu Recanto de Versos e Prosas...

Um Lugar Calmo e Aprazível Onde Você se Diverte, Reencontra e/ou Revive Suas Mais Infinitas Emoções!

Textos

CADA MACACO NO SEU GALHO

Os animais oriundos de várias espécies estavam reunidos num dos pontos estratégicos de uma floresta para instalar uma Comissão Animalesca de Manutenção Preventiva do Meio Ambiente, visando com isso traçar algumas diretrizes e metas socioambientais para o ano seguinte, bem como reunir condições favoráveis para a manutenção do desenvolvimento sustentável daquela região.

Era imprescindível que houvesse muita urgência na tomada dessa decisão, principalmente com a preservação dos últimos pares de alguns animais mamíferos raros, caso contrário os humanos ali residentes poderiam agir de acordo com seu bel-prazer, usando e abusando da sua condição de animal racional.

Após algumas horas de discussão, por aclamação, o leão foi eleito o presidente da Comissão. O tigre, o urso e o leopardo, por serem animais destacados, não gostaram da decisão da maioria, mas disseram que ficariam na retaguarda de uma clareira aberta pelos humanos no meio da mata, protegendo os animais menores, sobretudo aqueles que chegariam ao cair da noite, temendo, por certo, ataques surpresas de alguns humanos, vindos de pontos vulneráveis da floresta. 

Todos os animais que estavam naquela reunião poderiam participar ativamente do pleito, dando a sua opinião e, sem qualquer distinção, teriam direito ao voto. 

Os animais, tais como o lobo-guará, a jaguatirica, o cachorro vinagre, o cervo-do-pantanal, o gato do mato, o gato-palheiro, a onça-pintada, a onça-parda, a suçuarana, a ariranha, o guariba-de-mãos-ruivas, o bugio, o macaco-aranha, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o macaco-de-peito-amarelo, o macaco-de-cheiro, o macaco-caiarara, o sagüi-da-serra, o sagui-da-serra-escuro, o sagüi-de-duas-cores, o mico-leão-de-cara-preta, o mico-leão-de-cara-dourada, o mico-leão-preto e o mico-leão-dourado, por serem todos convidados especiais, deveriam ficar em pontos destacados do salão nobre, para serem cumprimentados pelo presidente e pelos demais animais ali presentes, antes de sua partida.
 
Por uma questão de manutenção da ordem no ambiente foram ditadas algumas regras básicas:

Assim, o lobo-guará e o cachorro-vinagre, apesar de seu comportamento não muito amistoso, devido á sua condição de caninos, ficariam um próximo do outro. 

A jaguatirica, a onça-pintada, a onça-parda e a suçuarana, por serem felinos, ficariam todas na mesma fileira, cada uma no seu assento previamente reservado. 

O gato-do-mato, o gato-maracajá e o gato-palheiro, por serem felinos bem menores, ficariam um pouco distante dos felinos maiores. 

Os macacos, de todas as espécies, tais como o guariba-de-mãos-ruivas, o bugio, o macaco-aranha, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o macaco-de-peito-amarelo, o macaco-de-cheiro e o macaco-caiarara já estavam todos juntos. Pareciam mais unidos que todos os outros animais, ou talvez, mais amontoados. 

O sagüi-da-serra, o sagui-da-serra-escuro e o sagüi-de-duas-cores, tentavam se confundir com os outros de sua espécie e, de uma forma bem natural, tentavam se passar por mico-leão-de-cara-preta, mico-leão-de-cara-dourada, mico-leão-preto, e mico-leão-dourado. 

O tatu-bola e o tatu-canastra tentavam fazer um buraco na terra para se manterem escondidos. O tamanduá-bandeira, de tão tenso que se encontrava, nem deu atenção para as formigas que passavam num carreiro que estava ali bem perto dele. 

O peixe-boi-da-Amazônia, nem compareceu. Mandou um e-mail se desculpando, por outro lado, ele já sabia que desta feita a reunião não estava acontecendo na beira de um rio. 

O cervo-do-pantanal e o veado-bororó-do-sul tentavam ficar às escondidas, mas por mais que eles se ocultassem, seus cornos eram vistos por todos, de forma plena.

O presidente da comissão após verificar a lista dos animais mamíferos participantes, fez questão de cumprimentá-los um a um antes da votação, dando-lhes as boas-vindas de praxe. 

Cada um desses animais estava assaz curioso para saber o que seria decidido com o seu futuro. Afinal, uma comissão animalesca de manutenção preventiva do meio ambiente estava sendo instalada com o intuito de protegê-los. 

Os macacos, no momento que se preparavam para cumprimentar o presidente, fizeram uma tremenda algazarra, tumultuando o ambiente, chamando a atenção de todos.

O presidente da comissão, por sua vez, por ser muito educado, fingiu não observar a balbúrdia, tampouco a dimensão da desordem instalada naquele ponto específico do salão. E tentando dissimular sua irritação para com aquele incidente, sorriu para alguns dos convidados que estavam um pouco mais distante, abraçou os que estavam mais próximo, sempre notando que nenhum dos macacos estava acomodado a contento. 

Continuou a andar pelo salão, sorrindo francamente para alguns e para outros com bem menos entusiasmo e, ao se aproximar do púlpito, disse em alto e bom som:

- Agradeço a presença de todos, sobretudo pela manutenção da ordem por parte da maioria dos que se acham aqui presentes, mas enquanto cada macaco não estiver devidamente acomodado no seu galho, não darei início à sessão. 

Os demais animais se entreolharam e os macacos também. Estes, apesar de seu comportamento extrovertido, se sentiram meio envergonhados com a carraspana que lhes foi passada pelo presidente; os outros animais, um pouco mais ordeiros, ficaram chateados apenas com a demora ocorrida para o efetivo início da Comissão Animalesca de Manutenção Preventiva do Meio Ambiente.
 
Finalmente, a sessão foi aberta, os assuntos constantes da pauta foram discutidos e, após algumas horas de discussão em plenário, o presidente da comissão, reportando-se à platéia presente, disse ainda que não tinha nada o que fazer para impedir que os humanos continuassem sem dar a devida atenção à manutenção da vida daqueles “animais convidados especiais” que, por falta de sorte deles, se encontravam em fase de extinção. E sem nenhuma parcimônia e/ou constrangimento foram todos comemorar o desfecho daquele evento rotineiro numa grande pizzaria.

Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 01/05/2008
Alterado em 19/07/2010

Site do Escritor criado por Recanto das Letras